Balaio-Tempero de Família

-Fundada 1 de maio de 2018 com sede própria em Guarulhos-SP. Ali nasce temperos e sabores. Uma constante preocupação com bons ingredientes e um atendimento: Volte Sempre.

COMPRE PIF PAF

COMPRE PIF PAF
(011) 973278189

Total de visualizações de página

Inflação tem a maior alta mensal desde abril de 2005

Por Alessandra Saraiva e Mônica Ciarelli, da Agência Estado, estadao.com.br, Atualizado: 8/2/2011 9:05


Inflação tem a maior alta mensal desde abril de 2005

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,83% em janeiro, ante alta de 0,63% em dezembro, informou nesta terça-feira, 8, o IBGE. Segundo o instituto, o resultado do mês passado representou a maior taxa positiva desde abril de 2005, quando o índice subiu 0,87%.



O resultado de janeiro do IPCA veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que previam alta de 0,74% a 0,87%, e superou levemente a mediana projetada, de 0,81%. Nos últimos 12 meses até janeiro, o IPCA acumula alta de 5,99%.



Alimentação e Bebidas e Transportes foram os maiores responsáveis pela pressão sobre o IPCA de janeiro, segundo informou o IBGE. Os dois grupos - o de Alimentos e Bebidas e o de Transportes - somaram contribuição de 0,56 ponto porcentual no índice, o que equivale a 67% do IPCA em janeiro.



O instituto esclareceu, porém, que o ritmo de crescimento dos gastos desacelerou ante dezembro. O item contribuiu com 0,27 ponto porcentual para a inflação de 0,83% registrada em janeiro pelo IPCA. Em dezembro, a contribuição foi 0,31 ponto porcentual. O grupo de Transportes representou 0,29 ponto porcentual.



Segundo a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes, o arrefecimento da alta nas despesas com alimentos e bebidas se deve ao comportamento nos preços de carnes e feijões. 'As carnes perderam o ritmo de alta. No ano passado, elas foram os vilões', lembrou. Os preços das carnes caíram 0,19%, influenciados pelo freio no consumo dos produtos.



Eulina Nunes explica que a variação tem forte impacto no índice, visto que o item responde por 2,65% do IPCA. O feijão é outro item que ajudou na desaceleração do ritmo de alta da inflação do grupo alimentos e bebidas. No grupo feijões, o preço da variedade carioca caiu 15,02% em janeiro, motivado pela maior oferta com a entrada da safra.



Já o que ajudou a pressionar a alta do grupo foram as hortaliças, puxadas pelas chuvas no Rio de Janeiro, que destruiu boa parte da produção. A maior alta foi do chuchu, que subiu 88,12% em janeiro.



Baixa renda



A inflação medida pelo INPC ficou em 0,94%, segundo dados divulgados pelo IBGE. O resultado ficou 0,34 ponto porcentual acima do registrado em dezembro de 2010, que ficou em 0,60%. No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC acumulou alta de 6,53%. O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a seis salários mínimos, enquanto o IPCA coleta dados de famílias com renda de um a 40 salários mínimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pif Paf ''Tá Fácil''

A linha Pif Paf ''Tá Fácil'' oferece praticidade e comodidade, sem abrir mão do sabor. Os produtos já vêm temperados, congelados e em sacos tipo ''assa fácil''.

Pernil Temperado

Pernil Temperado

Anéis de Cebola

Anéis de Cebola

Bacalhau Dessalgado

Bacalhau Dessalgado

Filé de Peito

Filé de Peito

Linguiça Mineira

Linguiça Mineira

Linguiça Calabresa

Linguiça Calabresa

Linguiça de Carne Suina

Linguiça de Carne Suina

Presunto Cozido

Presunto Cozido

Jardineira Primavera

Jardineira Primavera

Vegetais Congelados

Vegetais Congelados

Biscoito

Biscoito
Agora na versão redução de sódio. Gostoso e saudável.

Batata Palito

Batata Palito

Bacon

Bacon

Filé Mignon Suino

Filé Mignon Suino

Biscoitinho 3 Queijos

Biscoitinho 3 Queijos
Queijos gorgonzola,parmesão e o provolone.

Promoção

Promoção

Mini Churros Ladelli

Mini Churros Ladelli

Hamburger de Frango

Hamburger de Frango

Paio

Paio

Coração

Coração

Salsichão

Salsichão