Balaio-Tempero de Família

-Fundada 1 de maio de 2018 com sede própria em Guarulhos-SP. Ali nasce temperos e sabores. Uma constante preocupação com bons ingredientes e um atendimento: Volte Sempre.

COMPRE PIF PAF

COMPRE PIF PAF
(011) 973278189

Total de visualizações de página

CONVIVÊNCIA ACERTADA


Viver em condomínios nem sempre é fácil, mas, acredite, o inimigo certamente não mora ao lado. A regra da boa convivência passa, incondicionalmente, pelo respeito ao vizinho. Quando isso acontece, todo mundo agradece. O Residencial Santa Helena, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, tem quase 800 apartamentos, distribuídos em sete edifícios, e uma infinidade de boas histórias.
No sexto mandato como síndico do condomínio, onde mora há 20 anos, o aposentado Renato da Silva Dias enumera várias delas, desde as mais complicadas, como o combate ao uso de drogas nas áreas comuns dos edifícios, até as corriqueiras, como a de convencer os moradores a não pendurarem roupas nas janelas ou a controlarem o barulho.  O que ele mais gosta, porém,  é de contar as iniciativas que dão certo e estimulam a arte do bem viver no Residencial.
Com uma área externa privilegiada: duas piscinas, quadras esportivas, salão de festa e um centro social, nos últimos anos, foram realizados ali  programas para incentivar a socialização dos moradores. “Contamos com várias atividades que valorizam o condomínio e a vida dos seus moradores”, diz ele, lembrando que a segurança foi um item importante para a harmonia no Residencial.
As aulas de ginástica e hidroginástica, por exemplo, são compartilhadas por animados vizinhos. “No nosso Centro Social, realizamos missas dominicais, cultos evangélicos, atendimentos psicológicos e até aulas de idiomas”, conta Renato, ressaltando que o condomínio está sempre inventando novas maneiras de integrar quem mora ali. O Dia da Mulher é sempre  festejado com um jantar dançante; no ano passado, a Rua do Lazer, com o apoio do Sesc, aconteceu dentro do condomínio, com monitores divertindo as crianças e diferentes atrações.
A vantagem de tudo isso é evidente: as ações aproximam os vizinhos e criam uma vida comunitária harmoniosa. “Não é raro vermos os próprios moradores organizando peladas nas quadras ou, simplesmente, conversando e caminhando juntos pelas vias do residencial”,  diz Renato. 

Exercício democrático
Todas as decisões do Santa Helena são discutidas em assembleias com moradores, o síndico geral e os subsíndicos de cada bloco de apartamentos. A participação é fundamental, bem como um ato simples: a leitura atenciosa do regimento interno. Renato assegura que compreender as regras e obedecê-las é o primeiro e, talvez, o mais importante passo para conviver com os vizinhos. “Também é preciso entender que o síndico tem função indispensável, mas não pode e nem deve administrar sozinho”, completa.
Responsável há quase dez anos pela contabilidade do Santa Helena, o morador Mércio Martins considera a vida em condomínio um exercício democrático. “É como na política. Tudo deve ser discutido e a vontade da maioria deve prevalecer”, pontua. Advogado, Mércio é testemunha de que as iniciativas de socialização e a melhoria estrutural no Santa Helena dão frutos. “A transformação é total. Com o tempo, a postura dos moradores é outra. Hoje, eles sentem e sabem que é dever de todos zelar bela boa convivência e pelo patrimônio que compartilham”, ressalta.
“Um grande problema nos condomínios é a crença de que o síndico é Deus”, constata Marcos Tadeu de Oliveira, que ocupa o cargo no Village Sarria, em Sorocaba (SP), formado por 93 casas. Para ele, o não envolvimento dos moradores afeta a vida em comunidade.
“Especialmente para os que nunca moraram em condomínio, falta paciência para esperar. São muito imediatistas”, reclama.  
“Convoco os moradores para as reuniões até por e-mail e presto esclarecimentos sobre todos os assuntos relacionados ao condomínio”, diz Marcos. Ele destaca que o grande desafio da sua função é fazer com que as pessoas entendam que as regras estabelecidas devem servir à maioria e não apenas ao indivíduo.
Marcos encontrou uma solução engenhosa para aprimorar a administração do Village Sarria. “Resolvi criar secretarias para cuidar de assuntos específicos. Cada um dos seis componentes do corpo-síndico é responsável por uma secretaria”, explica. Assim, surgiram as secretarias de Obras, Limpeza, Segurança, Relações Públicas, entre outras. Além de descentralizar o trabalho, a ideia ainda envolve um maior número de moradores, pois os secretários convidam um condômino para fazer parte da equipe.
Jornal do Síndico 

Especializado em assuntos relacionados à administração de condomínios, o Jornal do Síndico surgiu há 20 anos em Salvador, na Bahia. A publicação despertou o interesse de Márcio Paranhos, que há 15 anos decidiu criar a versão mineira, com distribuição em Belo Horizonte. 

Com tamanha experiência no assunto, Paranhos compara a administração de um condomínio à gestão de uma empresa. Os itens em comum são muitos – funcionários, recolhimento de tributos e de INSS, declaração eletrônica de serviços na prefeitura etc. O diretor do jornal elenca os principais motivos de conflitos: uso de vagas na garagem, barulho e presença de animais. Diz ainda que boa parte dos moradores de condomínios não participa das assembleias e desconhece as regras do local onde mora. 

“Muitos não sabem, mas o novo Código Civil cita a figura do ‘condômino anti-social’. A Lei do Condomínio (Lei nº 4591/64) não falava dessa pessoa. Agora é possível que os moradores decidam em assembleia ações que coíbam vizinhos incômodos”, orienta Paranhos. O artigo 1337 do novo Código Civil é bem claro e diz que o condômino que tiver “comportamento anti-social” e “gerar incompatibilidade de convivência com os demais” poderá ser constrangido a pagar multa. 

O Jornal do Síndico é uma publicação mensal entregue gratuitamente. Basta que o síndico entre em contato com a redação em sua cidade e solicite seu exemplar. Acesse o site www.jornaldosindico.com.br para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pif Paf ''Tá Fácil''

A linha Pif Paf ''Tá Fácil'' oferece praticidade e comodidade, sem abrir mão do sabor. Os produtos já vêm temperados, congelados e em sacos tipo ''assa fácil''.

Pernil Temperado

Pernil Temperado

Anéis de Cebola

Anéis de Cebola

Bacalhau Dessalgado

Bacalhau Dessalgado

Filé de Peito

Filé de Peito

Linguiça Mineira

Linguiça Mineira

Linguiça Calabresa

Linguiça Calabresa

Linguiça de Carne Suina

Linguiça de Carne Suina

Presunto Cozido

Presunto Cozido

Jardineira Primavera

Jardineira Primavera

Vegetais Congelados

Vegetais Congelados

Biscoito

Biscoito
Agora na versão redução de sódio. Gostoso e saudável.

Batata Palito

Batata Palito

Bacon

Bacon

Filé Mignon Suino

Filé Mignon Suino

Biscoitinho 3 Queijos

Biscoitinho 3 Queijos
Queijos gorgonzola,parmesão e o provolone.

Promoção

Promoção

Mini Churros Ladelli

Mini Churros Ladelli

Hamburger de Frango

Hamburger de Frango

Paio

Paio

Coração

Coração

Salsichão

Salsichão