Balaio-Tempero de Família

-Fundada 1 de maio de 2018 com sede própria em Guarulhos-SP. Ali nasce temperos e sabores. Uma constante preocupação com bons ingredientes e um atendimento: Volte Sempre.

COMPRE PIF PAF

COMPRE PIF PAF
(011) 973278189

Total de visualizações de página

Á aliança

JANIO DE FREITAS

Posições diferentes de França e Brasil em relação ao Irã sugerem que aliança entre os dois países é de negócios


JÁ NO PRIMEIRO teste a "aliança estratégica" Brasil-França, ou Lula-Sarkozy, exibe sua ficção, e as duas partes tomam posições, mais do que diferentes, contraditórias.
Ao aviso do Irã, no final da semana passada, de que pretendia começar o enriquecimento de urânio a 20%, o governo Obama despachou de imediato o seu secretário de Defesa, Robert Gates, ao encontro do presidente francês. Depois, discrição de ambas as partes sobre a conversa. Ou seja, nenhum sinal de que Sarkozy pudesse anunciar uma posição da França ao menos compreensiva com a decisão iraniana.
O enriquecimento de urânio a 20% começou ontem, tal como comunicara o governo de Ahmadinejad. Em represália, Estados Unidos e União Europeia deliberam sobre aumento das restrições e bloqueio ao Irã. Sarkozy não contradisse a integração francesa à política externa comum da UE, nem a ação dos Estados Unidos na ONU e fora dela pelas reações ao Irã.
O Brasil do governo Lula, contrariamente, por intermédio do ministro Celso Amorim manteve, apesar da nova decisão iraniana e de sua confrontação com o decidido pela ONU, a tese de que as portas não estão fechadas para negociações entre o Irã e os temerosos de seu desenvolvimento nuclear. Nem o Brasil se põe à margem das imaginadas negociações. O Brasil tem, portanto, a posição mais avançada a que pode chegar agora em favor do Irã, sem confronto direto com deliberações da ONU e com as posições de Estados Unidos e União Europeia.
Aliança estratégica pressupõe, antes de tudo, concepções muito assemelhadas dos problemas mais importantes, e o da utilização pacífica ou militar da energia nuclear é um dos mais relevantes. Daí, pressupõe atitudes de sentido também assemelhado naquelas questões. Sarkozy ficou onde sempre esteve e com quem sempre esteve. Seu pretenso aliado estratégico vai, porém, por outro caminho. Em cujo roteiro figura, logo à frente, uma etapa agora ainda mais complicada: a prevista visita de Lula ao Irã, como acertou com Ahmadinejad, em sua ida ao Oriente Médio no próximo mês.
Apesar das represálias e ameaças feitas ao Irã desde iniciado o seu projeto de energia nuclear, que repete ser para fins apenas pacíficos e sobretudo de medicina, o enriquecimento de urânio a 20% está muito distante do percentual necessário para ogivas nucleares, que americanos e europeus dizem ser o objetivo iraniano. O Brasil mesmo, por ora só autorizado a enriquecimentos nas faixas mínimas, pretende autorizações mais elevadas da ONU, inclusive pela necessidade, mais adiante, dos mesmos 20% ou mais. E não seria só para fins pacíficos, estando já em perspectiva o submarino nuclear.
Além do mais, o Irã é como o recheio de um hambúrguer americano. Toda a sua imensa fronteira leste tem a vizinhança de territórios com tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). E a fronteira leste é com o Iraque, hoje território muito mais americano, nos sentidos militar e de atividade econômica, do que iraquiano. Desde que o levante do aiatolá Khomeini derrubou a longa e feroz ditadura do xá Reza Pahlevi, mantida e militarizada pelos americanos, Irã e Estados Unidos são adversários. Qualquer país, no sanduíche e nas circunstâncias do Irã, procuraria os meios de defender-se, mesmo os mais deploráveis.
É o que o Brasil balbucia, sejam quais forem os seus propósitos inexplícitos. E seu "aliado estratégico" repele. O que sugere termo mais condizente com os fatos de parte a parte: é estratégia em aliança de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pif Paf ''Tá Fácil''

A linha Pif Paf ''Tá Fácil'' oferece praticidade e comodidade, sem abrir mão do sabor. Os produtos já vêm temperados, congelados e em sacos tipo ''assa fácil''.

Pernil Temperado

Pernil Temperado

Anéis de Cebola

Anéis de Cebola

Bacalhau Dessalgado

Bacalhau Dessalgado

Filé de Peito

Filé de Peito

Linguiça Mineira

Linguiça Mineira

Linguiça Calabresa

Linguiça Calabresa

Linguiça de Carne Suina

Linguiça de Carne Suina

Presunto Cozido

Presunto Cozido

Jardineira Primavera

Jardineira Primavera

Vegetais Congelados

Vegetais Congelados

Biscoito

Biscoito
Agora na versão redução de sódio. Gostoso e saudável.

Batata Palito

Batata Palito

Bacon

Bacon

Filé Mignon Suino

Filé Mignon Suino

Biscoitinho 3 Queijos

Biscoitinho 3 Queijos
Queijos gorgonzola,parmesão e o provolone.

Promoção

Promoção

Mini Churros Ladelli

Mini Churros Ladelli

Hamburger de Frango

Hamburger de Frango

Paio

Paio

Coração

Coração

Salsichão

Salsichão